"A vida é feita com a disciplina de atleta e a alma de um poeta". (JCM)

"A vida é feita com a disciplina de atleta e a alma de um poeta". (JCM)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

The New York Times, diz:

Hiroyuki Ito for The New York Times

O indomável maestro brasileiro João Carlos Martins ..."

3 comentários:

  1. TRADUÇÃO:

    O indomável maestro brasileiro João Carlos Martins tem enfrentado obstáculos tremendos, sua carreira como pianista descarrilou por um ferimento de futebol, a síndrome de esforço repetitivo, um tumor na mão esquerda e um assalto que o deixou incapaz de usar seu braço direito.
    João Carlos Martins Bachiana Filarmônica levando em Villa-Lobos Bachianas Brasileiras No. 7 no Avery Fisher Hall, no domingo.
    O mais recente sobre as artes, a cobertura de eventos ao vivo, resenhas críticas, extravagâncias multimídia e muito mais. Junte-se a discussão.
    Falando do palco depois de um concerto no Avery Fisher Hall, no domingo à noite com a Bachiana Filarmônica, um conjunto que ele fundou em 2004, o Sr. Martins, 70, lembrou que ele chamou de o pior dia de sua vida, durante um período no hospital . Ele encontrou consolo, disse ele, na música de Ennio Morricone para "Cinema Paradiso", que ouviu quando ele ligou a televisão naquele dia.
    Como um encore, o Sr. Martins (atuando como pianista) e da orquestra oferecidos trechos de "Cinema Paradiso" e "Oboé Gabriel do tema" a partir da pontuação Sr. Morricone para "A Missão". O segundo encore, arranjo de Mateus Araújo do Brasil hino nacional (composta por Francisco Manuel da Silva), havia muitos na platéia entusiasmada que falam Português em seus pés.
    Sr. Martins, que recebeu uma ovação quando ele subiu ao palco, abriu o show com uma interpretação cheia de sangue de "Jesus, Alegria dos Homens de" de Bach Cantata n º 147 em um arranjo por Charles J. Roberts. Bach sempre foi um elemento importante da carreira de Martins como pianista, e muitas vezes ele executou e gravou a música de Bach antes de contratempos.
    O programa inclui ainda uma transcrição para orquestra de outro coral de Bach: versão Edmundo Villani Côrtes, do "Desperta, os comandos de voz", uma vitrine para cordas brilhantes do ensemble.
    Bach fortemente influenciado vários compositores sul-americanos proeminentes, incluindo Heitor Villas-Lobos do Brasil e Alberto Ginastera, da Argentina. O pianista brasileiro Arthur Moreira Lima foi solista em Piano Ginastera capaz de Concerto No. 1, que combina técnica de 12 tons, ritmos e danças da Argentina e do folk e outras linguagens clássica.
    O Sr. Lima, também 70 anos e uma amiga de infância do Sr. Martins, surgiu a partir de um hiato de desempenho, dando recitais de piano no interior remoto do Brasil, usando a parte traseira de um caminhão semi-reboque de um palco. desempenho de domingo foi sua primeira colaboração na América do Norte em 30 anos.
    Como um "bis" após a Ginastera, o Sr. Lima, que ganhou o segundo prémio no Concurso Chopin International 1965 em Varsóvia (Martha Argerich levou o primeiro prêmio), ofereceu uma leitura diferenciada de Chopin Scherzo n º 2.
    A segunda metade do programa celebrado com a leitura animada de Villa-Lobos Bachianas Brasileiras No. 7, um de uma série de nove suites em que o compositor funde popular brasileira, popular e expressões da dança com as estruturas de contraponto e harmonia de Bach.

    ResponderExcluir
  2. Prezado João,

    E nós que não tivemos a chance de ve-lo ao vivo, quando vamos ter um vídeo do concerto? Certas coisas na vida são tão boas que não podem ser "escondidas"... queremos participar ainda que virtualmente apenas. Que tal colocar alguns trechos ao menos no site?

    Abraços

    ResponderExcluir