"A vida é feita com a disciplina de atleta e a alma de um poeta". (JCM)

"A vida é feita com a disciplina de atleta e a alma de um poeta". (JCM)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Roda Viva

(Charge: Paulo Caruso)

(Foto: Jair Bertolucci)

Entrevistado:
João Carlos Martins - Maestro

A música clássica sempre esteve presente na sua vida, apesar dos percalços que sofreu. João Carlos Martins teve formação de pianista clássico e dos 9 aos 14 anos já acumulava cinquenta apresentações em auditórios.
Aos 19 anos, ele estreou nos Estados Unidos e decolou a carreira internacional que o marcou como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Aos 26 anos, João Carlos Martins passou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos.
Perder parcialmente o movimento das mãos tirou dele a possibilidade de tocar piano profissionalmente, mas não o impediu de seguir a sua trajetória na música. Após décadas de tratamentos e cirurgias, que o afastaram do piano, em 1995 João Carlos Martins voltou aos teclados. Em 2003, ele se despediu do piano e estudou regência para se tornar maestro.
Atualmente, o maestro João Carlos Martins realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi/SP.

Entrevistadores:
Gilberto Dimenstein
Integrante do Conselho Editorial do Jornal Folha de S. Paulo, autor de Livros e educacionais Criador da Cidade Escola Aprendiz

Enio Squeff
Artista plástico e crítico musical

Nelson Kunze
Diretor e editor da revista Concerto

Daniel Daibem
Apresentador do Programa Sala dos Professores da Rádio Eldorado

(Fonte: TV Cultura)

2 comentários:

  1. Assisti ao programa e adorei. O maestro João Carlos Martins tem uma história de arrepiar e uma mentalidade admirável.
    Também sou músico, e acho que não suportaria passar que tudo que ele passou. Agradeço a ele por seu exemplo de perseverança e por tudo que aprendo com ele.

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso me considerar músico, depois de ver o maestro tocando, depois de ver a lição de vida que ele é... Posso no máximo me considerar um entusiasta, alguém que tem muito o que aprender... Agradeço a Deus pela sua vida maestro, e peço que Êle continue lhe dando esta sabedoria que tem lhe edificado tanto e através da sua pessoa tem também edificado a tantas outras pessoas, a começar por mim...

    ResponderExcluir